Blog Ferraz Ramos

Uma Coca-Cola nas Maldivas

Trabalhando com turismo eu já tive a oportunidade de viajar muito. Já chorei na Disney, já me encantei com o magnetismo da Torre Eiffel, já levei meus pais em um cruzeiro pela Europa e já me apaixonei diversas vezes por Dubai. O mundo tem lugares incríveis, mas eu confesso que Maldivas não estava na minha lista de prioridades.

Em 2021 o turismo estava aquecendo os motores para retomada, e quando recebi o convite para um roteiro de 6 noites, em 2 hotéis da rede COMO tive um misto de sentimentos:
1) O receio de pegar avião para um destino internacional depois da covid.
2) A curiosidade de entender os novos protocolos de segurança.
3) O medo de testar positivo antes ou durante a viagem.
4) E a emoção de voltar a Dubai, meu destino do coração..

Eu não tenho o costume de tomar bebida alcoólica, e ao longo da minha vida acabei sendo “excluída” de algumas programações onde o atrativo é a bebida. Recentemente 2 amigas foram a um rodízio de vinhos e não me convidaram, isso já aconteceu outras vezes e eu acabei me acostumando a isso inclusive durante as minhas viagens.

A chegada na primeira Ilha me mostrou que o cenário é mesmo tão paradisíaco quanto a gente vê na Internet, não é à toa que esse destino virou o queridinho dos ricos e famosos. Logo no almoço de recepção eu percebi que era a única do grupo que não estava bebendo, mas estava tudo tão lindo que eu decidi provar um espumante, não tem como estar nas Maldivas e não fazer um brinde, ou até mesmo tirar fotos lindas com uma taça de champagne, céu azul e areia branca.

No jantar do mesmo dia, a diretora comercial que nos acompanhava percebeu que eu estava sem taça na mão, e perguntou se eu não tinha gostado das opções e me ofereceu a carta de vinhos. Eu sinalizei que não bebia, e ela logo me apresentou o menu de bebidas sem álcool, sem querer arriscar muito, eu escolhi uma Coca-Cola com gelo e limão.

No almoço do dia seguinte, o garçom extremamente atencioso me ofereceu refrigerante ou suco, e depois de provar um suco natural exótico, eu voltei para a boa e velha coca da noite anterior. E a mesma atenção em relação a minha escolha de bebidas se repetiu em todas as refeições e nos demais eventos durante os dias em que passei nesse hotel.
Os demais dias da viagem foram cenas de filmes. Um visual de cair o queixo, piquenique em ilha deserta, almoços e jantares temáticos, e em todas as ocasiões sempre me ofereciam o menu de bebidas não alcoólicas e na maioria das vezes eu já recebia uma coca cola com gelo e limão para começar.

E talvez você pense que o garçom tem boa memória ou que sendo um destino de luxo, esse tipo de atenção é o mínimo esperado. E eu confesso que sim, um bom atendimento em um hotel de luxo é básico, mas isso não significa que o hóspede não possa ser surpreendido com detalhes simples.

E a minha surpresa aconteceu quando viajamos para a segunda ilha do roteiro. Chegando no hotel da mesma rede, fui recebida com opções de bebidas sem álcool, claramente a comunicação e o CRM deles funciona muito bem, pois novamente em todas as refeições e momentos de interação, lá estava a minha coca com gelo e limão.

Estar nas Maldivas já uma oportunidade incrível, mas quando o foco do atendimento é atender as necessidades do cliente isso se transforma em qualidade e excelência nos serviços.

A gente nunca esquece a maneira que as pessoas e as vivências nos fazem sentir, e eu conheci muitas coisas lindas nessa viagem, mas todo esse cuidado evitou que eu tivesse que repetidamente recusar vinhos e drinks em todos os momentos de interação e transformou a minha experiência em algo memorável.

E isso pode parecer um detalhe, mas são os detalhes que fazem a diferença e fidelizam os clientes. Com certeza voltarei e sei que a minha coca estará lá me aguardando. 

Monique Ramos

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