Muito se fala sobre os desafios de chegar a uma posição de gestão, mas pouco se fala em como se manter nessa cadeira. Para mim a principal forma é estar em constante evolução e aprendizado.
Todo profissional sabe a importância de se manter atualizado para conquistar boas oportunidades, mas para o líder existe uma cobrança maior. Ser líder implica antes de tudo, em lidar com pessoas e além disso, precisa entregar resultados, e se você não estiver atualizado, é muito provável que não faça um bom trabalho.
Quando se fala em crescimento profissional, pensamos logo em formação acadêmica. Eu entendo que cada um tem os seus desafios em relação a vida financeira e gestão de tempo, mas existem muitas maneiras de se manter atualizado. Livros e artigos, cursos gratuitos e pagos, podcast e vídeos no youtube são exemplos de como buscar esse conhecimento.
E isso não se refere apenas a área de atuação, mas também sobre avanços tecnológicos, tendências de mercado, inovações e notícias do Brasil e do mundo.
Autoconhecimento e inteligência emocional são assuntos em alta quando se trata de liderança, pois cada ser humano é único e tem suas particularidades. Lidar com pessoas é uma habilidade que precisa de muita dedicação e fazer a gestão de um grupo é um desafio ainda maior.
Um líder atualizado gera admiração, respeito e segurança. Ele sabe o que está acontecendo e como contribuir. É bom para a equipe, que sabe com quem contar, e é bom para a empresa, que cresce e não sofre com turnover, pois um time confiante é um time que dá certo.
Durante a Pandemia eu concluí meu MBA em Gestão Estratégica de Negócios, e estou finalizando MBA em Gestão de Pessoas. E tudo isso tem me ajudado a entender as mudanças em relação ao comportamento das gerações.
A minha geração cresceu sendo moldada a seguir o mesmo caminho:
Se dedica até ser promovido ou fica na empresa sem muita ambição, pois trocar de emprego era “sujar” a carteira.
A geração atual é diferente. Chegam com muita sede, são questionadores e esperam que a trilha de carreira seja rápida. Querem ser promovidos em um ano, e se não acontece se sentem desmotivados e trocam de emprego.
São profissionais que buscam outras motivações, não apenas bom salário e esperam crescimento a curto prazo. Pensam na distância, no modelo (remoto, híbrido ou presencial) e na jornada de trabalho, antes de aceitar uma oferta. Além do tempo de descompressão dentro do escritório, pois o equilíbrio entre a vida pessoal e profissional e a qualidade de vida são prioridades.
Do meu ponto de vista é fundamental que o líder se atualize e se atente às mudanças do mundo corporativo e comportamental, dessa forma consegue gerir melhor o seu time, lida melhor com os problemas e gera mais resultados.
É um cenário onde todo mundo ganha, e se você topou o desafio, que seja para fazer um bom trabalho e fazer a diferença na vida das pessoas.
Marília Ferraz